Avançar para o conteúdo principal

❧Resiliência


Resiliência define-se como a capacidade que uma pessoa tem para lidar com os problemas com que se depara, adaptar-se às mudanças no ambiente e resistir à pressão perante situações adversas.

Photo by Kalen Emsley on Unsplash

Todos nós nos deparamos com obstáculos ou dificuldades, muitas vezes imprevistas, que exigem uma capacidade de adaptação ou mudança. Cabe-nos, por isso, ter forças para enfrentar os problemas, da melhor forma possível. Importa, assim, que como indivíduos tenhamos as forças necessárias para resolvermos e superarmos qualquer situação adversa que nos apareça.

Ora, um indivíduo que é resiliente apresenta uma incrível capacidade para superar desafios e transformar algo mau numa grande aprendizagem. Tem a capacidade de tornar um obstáculo numa fonte impulsionadora.

Desde logo a resiliência é base que nos ajuda a nos posicionarmos diante dos desafios de forma positiva, olhando para as experiências pelas quais passamos na vida, como essenciais para o nosso crescimento e desenvolvimento enquanto seres em constante evolução e mudança.

Desta forma, é importante que tenhamos autoconfiança e bem assim a capacidade para antecipar e desenvolver iniciativas.
Devemos aprender a olhar para os problemas com uma atitude positiva – nem sempre é fácil eu sei -, porque somos capazes de os resolver e até tirar alguma lição deles. O primeiro passo para resolvermos qualquer dificuldade é o pensamento positivo. Eu sou capaz, eu consigo, eu vou resolver.
É igualmente importante estabelecermos relacionamentos saudáveis, positivos e assertivos. A base dos relacionamentos deve ser a empatia que é a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro, de o compreendermos, de entendermos como se sente.
Por último devemos estar em constante aprendizagem. Devemos ser recetivos a mudanças, flexíveis, perseverantes, confiantes, autónomos e responsáveis.
Devemos ser resilientes e cultivar a resiliência. 

E não menos importante, nunca desistir. 
Se cairmos, levantamos-nos.
Se ouvirmos um não, para a próxima ouvimos um sim.
Se hoje não conseguimos, tentamos novamente amanhã.
Se hoje foi um dia mau, amanhã é um novo dia e tudo pode ser diferente, tudo vai ser diferente.

Eu sou responsável por mim, pela minha felicidade, pelos meus sucessos e insucessos. Se eu quero, eu posso. Se eu quero, eu vou conseguir. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dias tristes

Photo by  Erik Witsoe  on  Unsplash Estás triste? Sim, estou. Não estou nada bem! Porque? Não sei! Por vezes, até os dias mais solarengos, parecem dias tristes. Tentamos, incessantemente, encontrar forças onde muitas vezes não estão. E sabem porquê? Porque essas forças estão dentro de nós. Têm de vir de nós! Eu sei disso. Tu também sabes disso! Parece fácil, não é?  Mas temos dias tão difíceis! Sem qualquer razão aparente. É simplesmente o nosso subconsciente a pregar-nos partidas. É a nossa história, por vezes pesarosa, que vem à tona contra a nossa vontade. Tenho a certeza que se escrevermos tudo o que temos de bom na vida, o que temos de menos bom e pesarmos tudo numa balança, o bom ganha! O bom ganha sempre. Mas ainda assim as lágrimas caem inadvertidamente. Como se tivéssemos uma dor no peito, que não nos deixa respirar. Cada lágrima é libertadora. Serve para limparmos a alma e o coração. Deixem-nos chorar porque chorar liberta-nos. Carregamos tantos fardos!

A decisão certa é sempre aquela que te faz feliz!

Photo by Viktor Mogilat on Unsplash Quando cheguei, deparei-me com um corredor estreito, mas longo. Vi que ao fundo tinha uma janela com uma mensagem. Apressei-me a ver o que estava escrito: escolhe uma porta e quando a abrires, entra com o coração! Voltei ao início. Eram tantas as portas! Tentava imaginar o que existia por detrás de cada uma delas! Qual é que havia de escolher? Instintivamente, comecei a caminhar, devagarinho. Conforme ia caminhando, passava a mão. Tentava sentir a sua energia. Cada porta tinha uma descrição: Amor, Amizade, Respeito, Criatividade, Esperança, Cumplicidade, Tolerância, Liberdade, Justiça, Arrependimento Cheguei ao fim do corredor e voltei a ler a mensagem na janela: escolhe uma porta e quando a abrires, entra com o coração! Indecisa como sempre, não sabia qual escolher! Continuei a olhar pela janela, absorvida pelos pensamentos, na esperança de que a resposta estivesse escrita nas nuvens (onde normalmente passeiam as minhas idei

Café